A ozonioterapia é uma terapia natural e complementar que utiliza uma mistura de oxigênio puro e ozônio, um gás medicinal eficaz e seguro. Desenvolvida há 130 anos e disponível em mais de 50 países, esta técnica otimiza a saúde de milhões de pacientes ao redor do mundo e tem poucas contraindicações.Seu uso é consagrado em vários países, tais como Alemanha, Espanha, Áustria, Cuba, Japão, China, Portugal, Turquia e alguns estados dos Estados Unidos.As estatísticas e pesquisas científicas comprovam sua eficácia nas diversas aplicações terapêuticas e evidenciam melhora expressiva na qualidade de vida dos pacientes.A SOBOM realizou, em parceria com a BIREME/OPAS/ OMS, a pesquisa Mapa de Evidências da Ozonioterapia Médica, já publicada no link: https://mtci.bvsalud.org/pt/efetividade-clinica-da-ozonioterapia-medica/O ozônio é um gás altamente reativo e com alto poder oxidativo, capaz de degradar compostos químicos e eliminar microrganismos. Devido ao fato de ser uma molécula quimicamente instável, necessita ser gerada no momento da utilização.
Ações germicidas potentes:
Anti-viral, anti-bacteriana, antifúngica
– oxidação de lipídios e lipoproteínas da parede celular dos microorganismos
– ação desinfetante e até esterilizante
– remoção de biofilmes
Liberação de fatores de regeneração
– cicatrização de feridas:
Pé diabético, úlceras venosas, queimaduras
Atividade moduladora da inflamação:
Regula a cascata inflamatória (Sistema Nrf2) – efeito analgésico
Melhora oxigenação nos tecidos
Modulador do sistema imunológico:
Indução e ativação de anticorpos e produção de interferons e outras moléculas de sinalização celular
Diminuição do Estresse Oxidativo: Útil em doenças como artrite reumatóide, diabetes, Oncologia, aterosclerose e psoríase
A ozonioterapia pode ser aplicada, conforme o mapa de evidências, para:
Dores
A Ozonioterapia também é eficaz na redução ou resolução completa de dores em articulações, músculos, tendões, discos vertebrais e secundárias a inflamações crônicas devido a seus efeitos anti-inflamatórios e analgésicos.
Queimaduras e lesões de pele
Devido a sua capacidade de estimular a regeneração dos tecidos, a Ozonioterapia pode ser utilizada como tratamento complementar em queimaduras, feridas e acne, uma vez que regula a inflamação dos tecidos e otimiza o controle de infecções, melhorando a cicatrização.
Mapa de Evidências
Acesse o artigoÁreas emergentes com potencial terapêutico:
CâncerTerapia complementar no tratamento de diversos tipos de câncer, auxiliando na redução dos efeitos colaterais da radioterapia e quimioterapia por oxigenar e melhorar as células, estimulando o sistema imunológico.
Doenças Virais
Herpes e hepatites B e C podem ser tratadas de forma complementar com a Ozonioterapia devido ao seu efeito antiviral direto e indireto, fornecendo proteção às células das agressões causadas pelos vírus.
Problemas Circulatórios
A Ozonioterapia ajuda no controle de doenças cardiovasculares variadas, devido às propriedades do gás ozônio medicinal em ativar a circulação sanguínea e melhorar a oxigenação dos tecidos.
Doenças Neurodegenerativas
A Ozonioterapia pode ser muito útil no manejo de doenças como a Esclerose Múltipla, Alzheimer, Mal de Parkinson e outras doenças neurológicas, uma vez que melhora a oxigenação cerebral e a circulação sanguínea.
Diabetes
Além de possibilitar o controle da glicemia, a Ozonioterapia promove vários benefícios aos diabéticos, como a regulação do sistema imunológico, a otimização da circulação sanguínea e da oxigenação dos tecidos, reduzindo o risco de amputações.
Doenças Virais
Herpes e hepatites B e C podem ser tratadas de forma complementar com a Ozonioterapia devido ao seu efeito antiviral direto e indireto, fornecendo proteção às células das agressões causadas pelos vírus.
Copyright © SOBOM 2025 | Todos os direitos reservados